Instalando o JDK da Sun/Oracle no Ubuntu 10.4

Vamos instalar e configurar o JDK  no Ubuntu e depois substituir a o OPEN JDK pela versão da Oracle, que é mais compativel com a maioria dos sites que existem por aí, e sem nem sentir o cheiro do console, apenas usando as ferramentas gráficas disponiveis no Ubuntu, elas estão aí pra isso.

“Boa sorte…”

Siga os passos

Va até Aplicativos –>Central de Programas do Ubuntu –> instale os seguintes pacotes: Configurador Alternatives, default-jdk
Escolhi instalar o JDK ao inves da JRE, pois assim estou sendo útil a programadores e usuários não nerds desenvolvedores.

Execute o programa Configurador Alternatives em Aplicativos–>Ferramentas de Sistema.

Este programa serve para você configurar as alternativas para inúmeros softwares, então na maioria das vezes, as  alternativas livres e programas devidamente alterados para funcionarem no Ubuntu, são mantidos como PADRÃO, para o JDK da Oracle, temos o OpenJDK , para o Mozilla Firefox temos Mozila Firefox for Ubuntu, o problema é que as vezes esses softwares não são totalmente compatíveis com nossas necessidades.

Agora altere todas as alternativas que tem relação com java da seguinte forma, por exemplo a appletviewer:

1- Selecione appletviewer no esquerda,note que a no meu caso a alternativa padrão é o OpenJdk, então clique no botão Adicionar.

2- Ao clicar em Adicionar, clique no botão Navegar..

3- Agora você deve selecionar o Java da Oracle conforme a imagem:

4- Agora marque a nova alternativa como padrão, como a figura abaixo:

5- Se você desejar, realize o mesmo procedimento para todas as outra opções(extcheck, idlj,jar, jarsigner, javajavac, javadoc, javah, javap, javaws, jconsole, jdb, jhat, jinfo, jmap, jps, jrunscript), as que eu deixe em negrito são as que eu acho que você deveria realizar o procedimento.

6- Agora o ultimo e mais importante passo, vamos configurar o plugin java para o mozilla-firefox (Oba! Sem problemas com o Banco do Brasil), configure conforme a imagem abaixo:

Até a próxima…

Abrass

No votes yet.
Please wait...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *